CABOTAGEM

Você sabe o que é Cabotagem?

Baixe gratuitamente o eBook para conhecer um pouco sobre a cabotagem no Brasil, os tipos de operações previstos e o que deve mudar com o novo projeto BR do Mar.

Baixe o conteúdo grátis

O eBook será enviado para o e-mail abaixo.

Conteúdo do eBook

Neste eBook você conhecerá a Cabotagem além das principais manchetes. Saiba mais sobre a Cabotagem no contexto brasileiro, desde o seu surgimento até a atualidade.


Recentemente foi enviado ao congresso o projeto de criação da lei "BR do Mar", que é um programa de incentivo ao transporte de cabotagem. Através de redução de custos, criação de novas rotas de navegação, entre outras medidas para gerar mais concorrência no setor, se espera uma ampliação de 40% da capacidade da frota marítima destinada à cabotagem nos próximos três anos, além de triplicar as taxas atuais de crescimento, de 10% para 30% ao ano.

O que é cabotagem?

O que é cabotagem?

A cabotagem é considerada o meio de transporte mais competitivo, menos poluente e que tem o menor número de acidentes quando comparada ao modal ferroviário e modal rodoviário.

Projeto BR do Mar

Projeto Br do Mar

No último dia 11 de agosto, o governo entregou para o Congresso Nacional, em caráter de urgência, o projeto de lei apelidado de BR do Mar, que estimula a Cabotagem. O projeto tem como finalidade principal estimular o transporte de mercadorias internamente e aumentar a competitividade industrial do país.

Menor índice de poluição ambiental

Menor índice de poluição ambiental

Na comparação com o modal rodoviário e modal ferroviário, a cabotagem gera menor taxa de emissão de CO2 na atmosfera, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a imagem do embarcador da carga por agredir menos o meio ambiente.

A Cabotagem no Brasil

A Cabotagem no Brasil

Pela geografia do Brasil, e também devido a seu processo de colonização, a navegação de cabotagem foi uma das primeiras atividades econômicas do país, e era a principal escolha para o transporte de mercadorias na época da colonização e em vários anos seguintes.

Se interessou?

Baixe o eBook agora!

© Signa 2020 - Todos os direitos reservados.